Logo - Clínica de Olhos Downtown  
Clínica de Olhos Downtown
clínica especializada em tratamentos  oftalmológicos
 
Unidades
Clique no título de sua escolha para ter acesso as informações.
 
Depoimentos
O Olho

O olho

 

1- CAVIDADES ORBITÁRIAS
As cavidades orbitárias são um par de cavidades ósseas localizadas anteriormente no crânio e que contêm os globos oculares e suas estruturas anexas.

2- PÁLPEBRAS
As pálpebras são pregas de pele e músculo que protegem o olho contra lesões e luz excessiva quando fechadas. Sua porção mais interna participa ainda da importante função de lubrificação do olho.

3- CONJUNTIVA
A conjuntiva é uma fina membrana mucosa que cobre, internamente, as pálpebras (conjuntiva tarsal). Recobre, também, toda a parte branca do olho (conjuntiva bulbar). É uma das principais estruturas responsáveis pela lubrificação do olho.

4- GLÂNDULA LACRIMAL
Pequena glândula localizada parte na pálpebra superior, parte na cavidade orbitária, com a função de produzir as lágrimas que lubrificam constantemente o olho.

5- GLOBO OCULAR
O globo ocular é um órgão de forma esférica que contém as estruturas que participam da capitação e transformação das imagens em impulsos nervosos que chegam até o cérebro.

6- ESCLERA
A esclera é uma estrutura opaca que cobre a maior parte do olho. Forma o chamado "branco dos olhos". Posteriormente, funde-se à proteção externa do nervo óptico e, anteriormente, é contínua à córnea. Internamente à ela, no globo ocular, localizam as estruturas ópticas da visão.

7 - CÓRNEA
A córnea completa anteriormente a formação da camada mais externa do olho onde a esclera é ausente. É a principal estrutura responsável pela refração da luz que entra pelo olho, fazendo parte das estruturas ópticas da visão.

8- ÍRIS
A íris forma a estrutura colorida do olho. É uma membrana fina e contrátil que funciona como um diafragma. Sua abertura central é a pupila, que aumenta ou diminui de tamanho de acordo com a luminosidade.

9- RETINA
A retina é a camada mais interna do olho. Representa sua porção nervosa, onde a imagem é transformada em impulsos nervosos que serão decodificados no cérebro.

10- NERVO ÓPTICO
É a via de saída dos impulsos nervosos do olho para o cérebro. Formado diretamente por prolongamentos que partem da retina.

11- HUMOR AQUOSO
O humor aquoso é o líquido cristalino que preenche a câmara anterior. Fornece nutrientes para a córnea e o cristalino.

12- CRISTALINO
O cristalino é uma lente transparente biconvexa situada entre a íris e o vítreo. É um dos principais componentes do sistema óptico, devido a sua capacidade de alterar seu diâmetro e espessura controlando a focalização da imagem na retina.

13- VÍTREO
O vítreo é um gel transparente que ocupa o espaço entre a lente e a retina. É basicamente uma via de passagem da luz com certo poder de refração.

14- MÚSCULOS EXTRAOCULARES INTRA-ORBITAIS
São seis músculos voluntários responsáveis pela movimentação dos globos oculares de acordo com o campo de visualização desejado pela pessoa.

 
Catarata
Teste on-line
 
 
 
Todos os direitos reservados a Clínica de Olhos Downtown
Fotos: Marcos Hermes      Criação: Izanagi
Clínica de Olhos Downtown
Especializada em oftalmologia